Oi Lindezas, antes de partir para a maquiagem, preparação de pele e outros temas precisamos primeiro conhecer nossa pele!

– Mas por que?
Uma boa preparação de pele requer conhecimento sobre a mesma.Por exemplo, se uma pessoa com pele oleosa preparar a pele com produtos para a pele seca perdera toda a preparação e também a make!
Preparei para vocês uma breve descrição sobre os tipos de pele para facilitar na identificação da sua.
Ao contrario do que muitas pensam temos 5 tipos de pele mais comuns: Pele seca, normal, mista, oleosa e sensível!

 

Pele Seca
Caracterizada por poros menores e um aspecto sem brilho, tem pouca ou nenhuma oleosidade. A pele tende a ficar ressecada e descama facilmente.Este tipo de pele requer mais cuidados devido a tendencia de envelhecer mais rapidamente e ao aparecimento precoce de linhas de expressão e rugas devido a menor elasticidade.Para este tipo de pele é ideal utilizar produtos que limpam delicadamente( sem repuxar) e hidratantes que restaurem a umidade natural.
Pele Normal
Possui aparência saudável e textura suave, tem um equilíbrio de umidade e oleosidade; os poros são pequenos e pouco visíveis.
Para este tipo de pele é ideal usar produtos que mantenham o equilíbrio de hidratação,melhorando sua textura e deixando-a limpa e fresca.
Pele Mista
Possui aparência saudável,textura suave e apresenta um pouco de oleosidade na zona T(testa, nariz e queixo) onde os poros são mais dilatados, com alguns sinais de ressecamento nas maçãs do rosto e cantos externos da face. É um dos tipos de pele mais comuns.
Para este tipo de pele é ideal usar produtos que ajudem a controlar o excesso de oleosidade na zona T e que tornem os poros menos aparentes, ao mesmo tempo hidratando as áreas secas.
Pele Oleosa
Possui excesso de oleosidade e aspecto brilhante, os poros são mais dilatados(abertos) e aparentes, e também tendem a ser mais escuros devido ao excesso de sebo e o acumulo de resíduos.
Para este tipo de pele é ideia usar produtos para ajudar a controlar a oleosidade. Limpar bem a pele com produtos em gel, utilizar produtos oil free e utilizar produtos que auxiliam na fixação da maquiagem.
Pele Sensivel
Apresenta uma textura fina, delicada e muito sensível ao uso de cosméticos e mudanças no clima. Devido a sua irritabilidade podem surgir coceiras, vermelhidões, ardores e manchas e, também, são muito propensas à descamação. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas.
Para este tipo de pele é ideal usar produtos específicos para peles sensíveis( sabonetes) e também é preciso ter muita delicadeza para secar o rosto; de preferencia não esfregue a toalha, apenas pressione a toalha suavemente sobre a pele. Evite usar muito esfoliante e quando o fizer esfolie com delicadeza. O tônico deve ser suave e sem álcool. Evite produtos com álcool.
Minha pele é mista e sensível, sim pode ser os dois. Eu sei que minha pele é sensível porque não consigo fazer make completa ( preparação de pele, olhos e tudo mais) mais do que uma vez ao dia. Se for só o básico( pele e um delineado ou nada nos olhos) eu consigo! Se eu fizer mais vezes na hora de remover, mesmo sendo com demaquilante para peles sensíveis, minha pele dói com a fricção do algodão, principalmente na área dos olhos( é super sensível!)
Esta é uma forma de classificação dos tipos de pele, é a mais usada. Porem existem outras, uma muito utilizada por especialistas é a da Dra. Leslie Baumann., o Sistema Baumann.
A Dra. Leslie Baumann, médica americana, chefe do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami. Depois de pesquisar 1400 pacientes durante oito anos, desenvolveu o Sistema Baumann de classificação dos tipos de pele que resulta da combinação de diferentes características da pele, levando em consideração os seguintes parâmetros: hidratação da pele (pele oleosa ou seca); sensibilidade da pele (sensível ou resistente); pigmentação da pele (pigmentada ou não pigmentada); e envelhecimento da pele (pele enrugada ou firme). Esse sistema resultou em 16 tipos de pele! Sério 16!
Parece complicado mas não é, já que a classificação é feita dois a dois veja:
1) Peles Oleosas O ou Pele Seca (Dry) D
2) Peles Sensíveis S ou Pele Resistente R
3) Pele Pigmentada P ou pele Não Pigmentada N
4) Pele propensa a rugas (Wrinkled) W ou pele Firme (Tight) T
Junte as letras de cada característica e terá seu tipo de pele
– Mas como vou descobrir qual meu tipo de pele?
Para ajudar na classificação a Dra. Baumann criou um questionário com 64 perguntas, que faz parte do seu livro “The Skin Type Solutions” , best seller nos EUA no ano de 2006. O livro foi adaptado para o Brasil pela Dra. Érica Monteiro, da UNIFESP e chama “A Pele Saudável”.
Você pode fazer o teste acessando:
na parte anexos estão os questionários.
O resultado do meu teste foi: Seca, sensível, pigmentada e firme – DSPT – esse é o meu tipo de pele de acordo com o sistema de Baumann.
Qual o resultado de vocês?
Beijos lindezas 😉