download

Oi Lindezas!
Hoje vim falar pra vocês sobre argilas, são maravilhosas para pele e cabelos(couro cabeludo). Elas tem ate aplicações medicinais. Possuem ações bactericidas, regeneradoras, anti-inflamatórias e anti-sépticas para o tecido cutâneo.

Vamos conhecer essas maravilhas!

Argilas são utilizadas a anos em tratamentos de beleza, são naturais de origem mineral(retiradas do solo) e são resultantes da presença de compostos derivados do alumínio.

Elas trazem muitos benefícios para pele, entre eles estão: poder de prevenir os efeitos do tempo, limpar, esfoliar e tirar manchas superficiais. Ajuda ainda a acalmar inflamações e ativar a circulação superficial, melhorando a vitalidade da pele.

Há vários tipos de argila e o que diferencia cada tipo é sua composição. Cada argila possui proporções diferentes de minerais e oligoelementos, como o ferro, alumínio, magnésio, sílica, cálcio, entre outros.

Tipos de Argilas:

ARGILA BRANCA: CLAREADORA

É indicada para peles sensíveis e desidratadas. A argila branca contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, tem ação suavizante, cicatrizante e anti-inflamatória. Pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas por demais ao sol.

ARGILA VERMELHA: REDUTORA

É uma argila rica em óxido de ferro e cobre. A argila vermelha serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, reduzir medidas,age como antiestressante e ativa a circulação.

ARGILA VERDE: ADSTRINGENTE

A argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Também utilizada para cabelos oleosos. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, combate edemas, é secativa, bactericida, analgésica, cicatrizante, esfoliante e promove desintoxicação.

ARGILA MARROM: REVITALIZADORA

Com efeitos purificante, adstringente, cicatrizante e tonificador, esta é uma argila mais rara devido a sua pureza. É eficaz contra a acne, ativa a circulação, tem efeito rejuvenescedor, equilibrador e revitalizador da pele e células.

ARGILA PRETA: DESINTOXICANTE

Também conhecida como Lama Negra ou Vulcânica, é a mais nobre de todas as argilas e muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente as oleosas. Tem ação anti-inflamatória, absorvente e anti-estresse, além de ser um excelente agente rejuvenescedor

ARGILA AMARELA: TENSORA

A argila dourada é rica em silício; tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas. É rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos.Ela aumenta a elasticidade da pele, combate e retarda o envelhecimento, tem bom efeito tensor e reduz rugas e inflamações. 

Como aplicar:

1.Antes da aplicação das máscaras, o ideal é limpar a pele do rosto.

2.Escolha a argila medicinal e misture com água ou soro fisiológico, até formar uma pasta, que pode ser nessa quantidade: 6g de argila e 4ml de água. Acrescentando uma gota de óleo essencial. Aplicar no rosto, após lavá-lo, em movimentos circulares, evitando as áreas dos olhos e boca. Deixe secar sem fazer movimentos com os músculos faciais. Deixe por vinte minutos e retire com água fria ou morna e aplique um hidratante a seguir ou tônico.

3.Durante a aplicação da máscara ou, logo a seguir, quando retirada, é normal se sentir certa sensação de “pinicação” ou vermelhidão no local, isso acontece porque a circulação é ativada.

4.Escolha a argila de acordo com os efeitos que espera e faça sua máscara em casa. Aplicando-as da mesma maneira, apenas variando a mistura, conforme seu gosto. Para umedecer a máscara podem ser usados: água, soro fisiológico ou chá de camomila a escolha fica a seu critério.

 

 

Se você for utilizar mais de um tipo de argila, de um intervalo de 3 a 4 dias entre a aplicação para poder ver os beneficios de cada uma.

Apos a primeira aplicação você já notara diferenças na sua pele. E sim, você pode se maquiar depois! 

Gostou? Segue o blog e fica por dentro das novidades.

Testem e me contem depois! Logo mais coloco fotos minhas após tratamento com argila pra vocês!

Beijokaas!