Oii Lindezas!

Hoje vim compartilha outra maravilha das argilas, elas são ótimas para o cabelo!

argila cabelo

Nos tratamentos capilares as argilas são utilizadas para estimular a oxigenação no bulbo capilar, auxiliando no crescimento dos fios, regular a produção sebácea e desobstruir os folículos. São desintoxicantes, tonificantes e bactericidas. Elas servem também como shampoo anti-resíduos  e tonalizante.

A argila possui elementos muito eficientes na nutrição e hidratação e pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados. O tratamento com a máscara de argila ajuda purificar, eliminar a oleosidade e fortalecer o couro cabeludo. Auxilia no crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.

Nos salões e spas geralmente a argiloterapia tem o nome de “Detox Capilar”

– Como preparar a argila?

Em um recipiente de vidro ou plástico (EVITE RECIPIENTES METALICOS E MEXEDORES METALICOS) adicione 4 ou 5 colheres de argila e acrescente agua (filtrada, fervida ou desmineralizada) até formar uma pasta leve e homogênea. Também pode acrescentar mel a mistura para hidratar os cabelos e óleos vegetais e essências (só cuidado para não pesar muito os fios)

No lugar da agua filtrada podem utilizar: chá de ervas, vinagre de maçã (na proporção 50% agua e 50% vinagre), creme de tratamento (1 colher de argila para cada 2 de creme), agua de coco.

– Como Utilizar?

Com cabelos secos ou úmidos (ai vai da sua preferência) aplique a mistura apenas no couro cabeludo, podem utilizar aqueles pinceis de aplicar tintura de cabelo (facilita muito). Após aplicar faça massagem com as pontas dos dedos, de forma suave e deixe a argila agir por 10 ou 20 minutos. Após enxague abundantemente com agua e aplique seu shampoo e condicionador de costume. Você também pode utilizar mascaras de tratamento após aplicar argila, se quiser.

A argila com máscara de tratamento é um pouco diferente: Lave com shampoo, enxague, aplique o creme com argila no comprimento do cabelo mecha por mecha, deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos e enxágue. Finalize aplicando seu condicionador e só enxaguar e pronto.

* Prefira adicionar o mel, óleos vegetais, óleos essenciais, clara de ovo, na mistura com creme, pois serão aplicados no comprimento.

A mistura com agua, chá, vinagre é aplicada somente na raiz.

Obs.: Ao enxaguar o cabelo, mesmo tendo feito a mistura que se aplica só na raiz, a argila correra por todo cabelo juntamente com a agua.

-Quando Utilizar?

No máximo 1 vez a cada 15 dias, assim você não corre o risco de ressecar seu cabelo. Se exagerar o efeito pode ser o contrário do desejado

Agora ficou a pergunta: MAS QUAL ARGILA EU USO?

Cabelos oleosos ou Mistos: Argila verde, combate a caspa, doenças do couro cabeludo e controla a produção de sebo, reduzindo assim a oleosidade excessiva;

Cabelos Secos: Argila rosa, para desintoxicar use com agua na raiz do cabelo, para hidratar use com creme e aplique má extensão dos fios

Cabelos com Queda excessiva: Argila preta ou cinza e você ainda pode adicionar óleos vegetais que combatem a queda para potencializar o resultado.

Cabelos Normais e Cacheados: Argila bentonita, hidrata os fios.

Cabelos Loiros ou Platinados: Argila Roxa, pode ser usada na máscara para amenizar o amarelado e com agua para desintoxicar o couro cabeludo.

Cabelos Ruivos: Argila Vermelha, pode ser usada com creme na extensão dos fios atuando como tonalizante natural ou misturada com agua para desintoxicar o couro cabeludo.

Todos os tipos de cabelo: Argila branca, a considera mais suave de todas.

Eu amei! Fiz tanto para a raiz, quanto com creme para o comprimento do cabelo e ficou suuuupeeer macio. Experimenta e conta se gostou 🙂

Se quiserem conhecer os benefícios de cada cor de argila clique aqui!.

 

Beijos lindezas