Oi meninas me chamo Adriana e a partir de hoje vou postar aqui sobre transição capilar e cuidados para cabelos crespos/cacheados/ondulados, que passam/passaram pela transição ou sempre foram naturais. O intuito das minhas publicações é empoderar e mostrar que mulheres com qualquer textura, tamanho e estilo de cabelo é poderosa.


Muitas… muitas não, eu diria a maioria das meninas com cabelo crespo começaram a usar química bem novas e nem lembram como é seu o seu cabelo natural, pois a mães diziam que era mais fácil de cuidar ou para ficar mais bonita por causa dos comentários do amigos e colegas da escola, do bairro e familiares. Comigo também foi assim, usei química por tanto tempo que nem sabia como era a textura e o formato do meu cabelo, mas fui conhecendo-o e me reencontrando durante a transição
Escuto muitas meninas dizerem que querem ter o cabelo natural, mas que ele não volta mais: – Ah meu cabelo não volta!! Volta siiim amiga, se não você não ia precisar ter que fazer retoque neam? E durante minhas publicações vocês verão que sim é possível e até criar coragem e forças para começar e seguir na transição.
Eu decidi começar por olhar uma conhecida e simplesmente ficar apaixonada em ver como ela era linda e segura (ainda é). Nesse momento um turbilhão de duvidas encheram minha cabeça e me fez questionar por que eu era tão igual e tão escrava de algo que me agredia por fora e por dentro, que eu tinha que ficar horas arrumando o cabelo para não poder tomar um sereno, e a mais importante: qual era a minha verdadeira identidade
Mas o que é transição? Como acontece?
A transição não acontece da noite para o dia, não é só colocar a cabeça no lavabo e pronto. Transição é um processo libertador e de aceitação que dura um tempinho, mas como tudo que é bom e que vale a pena tem sua trajetória.
Ela não acontece, não basta dormir com a certeza que vai ter o cabelo cacheado e acordar doida para marcar com a sua hairstylist e tacar guanidina e formol, precisa ter atitude e carinho. Quando a raiz começar a crescer coloque a mão nos cachos naturais, aqueles bem no comecinho, e feche os olhos pense no cabelo que você quer descobrir. Isso ajuda muito, fazia isso sempre 😉
Muitas vezes vai rolar aquela vontade de desistir e uma baixa auto-estima, devido ao que os outros falam, mas veja mulher, você é autentica e não é a opinião dos outros que vai fazer você se empoderar, o boy criticou? Vamos rever isso aí! Ele ama você ou seu cabelo? Não existe milagre, é paciência e muito amor, amor próprio principalmente.
Aqui em baixo tem um pequeno dicionário de algumas coisas que costumamos falar durante e após a transição

2a, 2b, 2c, 3a, 3b, 3c, 4a, 4b, 4c – Nada mais é que os tipos de cabelo ( vou fazer uma postagem sobre eles). O 2a é o cabelo com ondulação leve e o 4c é o tipo de cabelo com o menos cacho de todos, o cabelo crespo propriamente dito.

BC- Big Chop: – Sigla em inglês que significa o “Grande Corte”. Muitas mulharem optam por fazer, pois é o corte que tira toda a parte com química deixando os cachos 100% naturais. Não é obrigatório se, eu não fiz!!!

Cronograma Capilar – Merece muito amor e atenção!!! É o melhor jeito de cuidar e dar amor ao seu cabelo, durante a transição ele ajuda a dar “boas vindas” aos cachos, após é a melhor forma de tratar e manter a saúde capilar

Day After – Traduzindo é o dia seguinte, o outro dia após lavar o cabelo o cabelo

Difusor – Acessório em forma de chuveiro pontudo, de plástico resistente para coloca no secador. Ajuda a definir e a secar sem desmanchar os cachos

Empoderamento – É quando uma pessoa ou um grupo realiza as mudanças e ações de forma independente que levam a evoluir e se fortalecer.

L.O.C. – método de finalização que deve ser realizado na seguinte ordem: L (líquido), O (óleo) e C (creme). Garante que a hidratação permaneça mais tempo nos fios.

Técnica Low/No poo –Técnica que utiliza pouco (low) ou nenhum (no) produtos que contenham sulfatos dos shampoos. O intuito é deixar os cabelos mais saudáveis.

Texturização – Ajuda muito durante a transição, existe várias maneiras de se fazer, todas tentam cachear as partes alisadas ou ajudar a definir cachos rebeldes, indefinidos. Deixa o cacho mais definido, tanto mais fechado como mais aberto.

Umectação – É uma técnica indiana de banho de óleo vegetal nos fios, pode ser feita horas antes do banho ou dormir (melhor) com o óleo no cabelo e lavar pela manhã.

É isso amoras até a próxima quarta!!!